29.8.08

Skinheads

Antes de uma facção se tornar conhecida pelo neonazismo, os skinheads eram um pessoal menos caótico, ligado principalmente com a cultura musical jamaicana, com o futebol, e com a cerveja.



Na década de 80, contudo, a infiltração política de um grupo de extrema direita acabou corrompendo os costumes e tradições dos caras. A partir daí, eles começariam a ser vistos como marginais e vândalos, ligados a atos de preconceito e segregação. Principalmente pela noção de que a Inglaterra deveria ser defendida dos estrangeiros, principalmente dos negros e judeus.

No brasil, essa vertente se traduziu principalmente em um grupo paulista chamado de Carecas do ABC. Apesar de não se envolverem com política ou religião, os carecas era extremamente violentos, e adotaram o estilo visual dos skinheads.

Esse Flickr aqui é uma coleção de fotos da época.



E para quem se interessar, existe um filme chamado This Is England, lançado em 2006, e que trata exatamente desse racha que dividiu a cultura em duas.

7 comentários:

Marchese disse...

não esquecendo que existe vertentes socialistas dos skins, que são aliados dos punks (sim, acredite) e rivais da vertente de extrema direita.
os sharp (SkinHeads Against Racial Prejudice).

Marchese disse...

na primeira foto, da esquerda pra direita:

rech e gringo.

Marchese disse...

descoberta by nicole. =D

Anônimo disse...

isso isso isso! creditos meus pra descoberta!

Nicole Citton e Marcel Pinto disse...

eu!

Rech disse...

Não fode, vai.
O pinta parece um corcunda.
hahahahaha

Anselmo disse...

eu to estilera na foto hahahaha


valeu nicole