20.8.08

Crônica Esportiva em 10 Lições

Você sempre admirou a superioridade dos mestres da crônica esportiva? Sempre quis saber como eles escrevem durante anos sem nunca estarem errados enquanto jogadores, técnicos e dirigentes erram o tempo todo? Você quer ser um deles?

Seus problemas acabaram. O segredo da crônica esportiva esteve sempre presente na história da humanidade, guardado a sete-chaves e transmitido de geração em geração por alguns poucos iniciados. Mas agora ele pode ser seu. São 10 lições simples que mudarão a sua vida e lhe transformarão num cronista esportivo desucesso:


=====


1. Nunca jogue futebol.

Se você era um guri gordinho ou descoordenado que, para evitar passar a vergonha de ser escolhido por último pela turma, preferia não jogar bola, tem uma grande vantagem como aspirante a comentarista esportivo. Mas, se você não teve essa sorte, nem tudo está perdido. Abandone imediatamente os campinhos, jogue fora suas chuteiras e fure suas bolas. Futebol só é bom na teoria. Na prática deve ser evitado, pois você pode acabar se tornando bom de bola, virar jogador e, assim, ser rebaixado à categoria inferior dos analisados. Se você duvida, faça uma lista dos cronistas esportivos mais influentes. Algum tem cara de que já fez um gol na vida? Ninguém precisa saber chutar uma bola para dizer aos outros como eles deveriam ter chutado.


2. O resultado é o seu mestre.

Siga-o. Espere por ele. Adapte suas idéias a ele. Nunca ande na frente dele. Nunca o contrarie. O futebol é inexato, a matemática é exata e, portanto, muito mais segura. Evite acidentes. Comentar com base emresultados é comentar com segurança.


3. Nunca elogie os acertos.

No próximo jogo, o time pode perder e você terá dificuldades em esculachar o jogador, técnico ou dirigente que elogiou no jogo anterior. Se os acertos forem indisfarçáveis e impossíveis de ignorar, diga que eles se devem ao fato do cara ter se rendido às suas críticas precisas e inteligentes e mudado radicalmente a forma de agir. Se não der prafazer isso, desqualifique o adversário. Se isso também for impossível, use a infalível frase "Venceu, mas não convenceu".


4. Sempre aponte (muitos) erros.

Torcedores saem insatisfeitos de 90% dos jogos. Mesmo dos jogos que ganharam. Apontar erros é a maneira mais fácil de conquistar a simpatia deles. Alguns desses torcedores também têm necessidade de ficar sistematicamente apontando erros para se sentirem mais espertos, como se só eles, do alto de sua inigualável perspicácia, os tivessem percebido. Esses são o seu alvo preferencial! Estabeleça uma relação de simbiose com eles. Você fornece argumentos para eles ficarem repetindo e eles lhe defenderão a todo custo.


5. Quando o tempo provar que uma opinião sua estava errada, não ceda. Apegue-se aos seus erros einsista neles até o fim dos seus dias. Jamais mude de idéia.

E chame isso de "coerência".


6. Puxe o saco de uns 2 ou 3 conselheiros obscuros e desimportantes.

E chame eles de "fontes".


7. Ouça os palpites e pitacos desses 2 ou 3 conselheiros obscuros e desimportantes.

E chame eles de "tendências".


8. Ouça as fofocas sem fundamento desses 2 ou 3 conselheiros obscuros e desimportantes.

E chame elas de "notícias".


9.O Futuro do Pretérito é o seu maior amigo. Use e abuse dele ao expor as "notícias" e "tendências" que suas "fontes" lhe passaram.

Não será sua culpa se algo que "estaria sendo ventilado nos corredores do clube" não se concretizar.


10.(Essa é a regra mais importante, por isso vai em caixa alta.) NUNCA,JAMAIS, EM TEMPO ALGUM, SOB NENHUMA CIRCUNSTNCIA SAIA DA SUA SALA COM AR-CONDICIONADO E VÁ ASSISTIR A UM TREINO DO TIME QUE VOCÊ ANALISA.

Descumprir essa regra é fracasso na certa. Assistindo aos treinos, se aproximandodo dia-a-dia do clube, vendo as coisas de perto, você corre sérios riscos. Você se arrisca a ter que admitir que o fulaninho que você vinha exigindo no time tem mesmo treinado mal ou é realmente indisciplinado. Você se arrisca a ter que reconhecer que às vezes o trabalho é feito corretamente mas o time perde porque do outro lado também tem um time trabalhando. Você se arrisca a perceber que as coisas não são tão fáceis como você imaginava. Além disso, é totalmente dispensável olhar de perto o time que você analisa. Você sabe tudo defutebol e, vendo os jogos pela TV aos domingos, consegue sacar tudinho.



Autor desconhecido (ao menos, por mim).

Nenhum comentário: