27.5.08

Palestra com Renato Russo

Isso mesmo. Ontem, fui na palestra do Renato Russo.
E o cara é bem vivo. Trabalha no planejamento da agência Riot, uma das únicas brasileiras (duas) especializadas em mídias sociais. O bom e atual marketing viral.
A estrutura da Riot é bem simples: tem o Planejamento/Criação, que passa o dia inteiro olhando blogs, e a área de Relacionamento com Formadores de Opinião e Seeding, encarregada por vasculhar o Orkut, Face Book e semelhantes. Ah, também tem o atendimento.
E a função dos caras é dar consultoria às grandes agências de São Paulo, dizendo como as campanhas vão dar certo na Internet. É saber a diferença entre idéia boa e idéia que se propaga. Dependendo, eles atendem o cliente diretamente.
O Renato e os caras da Riot defendem a ideologia do Velcro. Que não tem nada a ver com mulheres se pegando...
Um velcro é feito por hooks (os ganchinhos) e loops (as alcinhas). Os hooks são o conteúdo interessante, relevante, que a pessoa vai achar muito a fuder. Já os loops ajudam na disseminação da ação, e são os amigos do orkut, do msn, o mailing, os blogs. Tem tudo a ver com aquela história de Alpha e Beta.
E pelo jeito, o velcro funciona. A Riot já tem no portifólio ações para Nokia, Mastercard, Chevrolet, Kibon...
Um exemplo é o desafio Fruttare, em que o comediante Rafinha Bastos aceita levar um estilo de vida 100% natural por 30 dias. São vários episódios e milhares de views.





Uma ação muito loka que eles desenvolveram é a do Nokia n95 CASEIRO. Eles criaram um hot site e pilharam os internautas a produzir em casa o celular da Nokia. E o mais a fuder é que centenas de malucos produziram seus N95 caseiros. O vídeo abaixo não tem nada de genial, mas mostra o grau de piração que a ação gerou.





O site da agência é www.riot.com.br.
O blog do Renato Russo é www.inventorama.nu.
Outro blog que ele revelou é o http://jovemnerd.ig.com.br/, que ganhou prêmio até fora do Brasil.
Mas o blog mais foda tu sabe qual é, né? Né? Confessa!

Nenhum comentário: