27.5.08

Coisa de criança.

O excesso de exposição acaba banalizando qualquer idéia. A repetição ou o uso do mesmo artifício pra um fim diferente sempre joga contra a originalidade em qualquer lugar. Não só na publicidade.

Na arte a mesma problemática é aplicada.

E na arte, da mesma forma que a publicidade, a execução acaba por dizer quem é mais relevante. Com o passar dos séculos, alguns anos de antecipação não vencem a beleza e o encantamento de algumas obras.
Da Vinci não foi o primeiro a pintar um retrato, nem Van Gogh o primeiro a pintar girassóis. Mas a forma como eles fizeram, a técnica e o talento, serviram para imortalizar cenas que ficariam banais nas mãos de outros pintores. E nos olhos de outros admiradores.
Por isso eu já acho normal quando vejo duas execuções diferentes em qualquer campo.

Esse primeiro clipe é da banda The Shins, para a música Phantom Limb.
The Shins é uma banda alternativa do Novo México, nos EUA. Tem uma base fiel de fãs, mas nem por isso conta com poder de mídia.
Aqui no Brasil, por exemplo, pouca gente ouviu os caras.



O segundo é da Snow Patrol. Uma banda que teve algumas músicas de relativo sucesso. Princialmente Open Your Eyes, que tocou bastante aqui no Brasil.



O clipe do Shins veio primeiro. E eu até gosto mais da música. Mas o do Snow Patrol tem algo a mais, que não é profundidade, nem acabamento. É só uma história. Bobinha até, só que foi contada do jeito certo.
Pra mim, é mais um caso de execução vencendo a antecipação.

Mas vejam bem, não acho que isso seja desculpa para usar qualquer coisa como referência. E nem que uma das bandas copiou a outra.
A comparação foi só pra provar a importância de construir uma coisa nos mínimos detalhes. Contar com talento, e com sorte.

Nenhum comentário: