30.5.08
Anexo do post anterior
O que é do caralho é a maneira como o cara encara a situação, pra ele é um clipe sério! Hermes e Renato utilizam a estética do tosco a seu favor, fazem por gosto, mas o Ednaldo e a Motorella queriam fazer algo bom, capricharam na produção e saiu essa barbaridade.
Estética do Tosco
Refletindo em cenários como a música e os programas televisivos, de uma hora para outra, e com mais força atualmente, ficou legal ser mal produzido, mal acabado, quase mal feito.
Os Piores Clipes do Mundo da MTV começou como um programa que só fazia isso mesmo: mostrava os piores clipes do mundo. Bastou ele começar a ser dirigido pelo depilado Marcos Mion para a coisa se tornar uma criadora de mitos: Supla, Rodney Di e até o Molejo.
Um pouco depois, ou ao mesmo tempo, nem sei mais, os caras do Hermes e Renato tomaram a emissora de assalto com uma produção caseira que beirava o sinistro.
Agora eles até tem um pouco de noção: transformaram o que era bagaceiro em estiloso.
Quando isso atravessa para a propaganda, o resultado é frequentemente bastante ruim.
Seja pela falta de credibilidade que a publicidade tem, ou pela falta de tato com que as coisas são conduzidas nas agências, o fato é que é comum ver uma idéia legal ir pro ralo porque não guarda verossimilhança com sua fonte de inspiração: os caras que não tem inspiração nenhuma.
Mas, e sempre tem um mas, a gente sempre acha quem conseguiu superar todas as dificuldades e se tornou tosco de verdade.
29.5.08
Pedreira
Mais ou menos como as estátuas da Ilha de Páscoa, a construção das Grandes Pirâmides no Egito ou a idade real da Dercy Gonçalves.
A mais comum das lendas diz respeito as pedras serem usadas como observatório astronômico por Druidas, um pessoalzinho pagão que morou naquelas bandas depois de 300 a.C.
O problema é que as pedras foram colocadas lá muito tempo antes. Mas muito mesmo, tipo uns 1.500 anos.
Aí que essa semana, o mistério, ou parte dele, foi resolvido: as pedras eram um lugar onde eram incinerados mortos da elite da época. Uns 3000 a.C.
Sempré é legal ficar sabendo esse tipo de coisa, mas o que eu mais achei bacana foi descobrir que o certo é StoneheNge. Não Stonehege, como eu sempre li.
Mendigando
No site, o www.playwithreactivity.com, você ainda pode brincar de montar sua estratégia, escolhendo as melhores opções em busca de dinheiro.
28.5.08
Maledeto!
Mas é legal entender a história toda aqui no Omelete.
Porks and Beans
Mas olha que bacana isso:
E uma entrevista com os caras que produziram o clipe aqui.
Olha só. A Microsoft fez um iPhone grandão.
Entre as muitas novidades estão, bem, nada do que a gente já não tenha visto.
27.5.08
Coisa de criança.
Na arte a mesma problemática é aplicada.
E na arte, da mesma forma que a publicidade, a execução acaba por dizer quem é mais relevante. Com o passar dos séculos, alguns anos de antecipação não vencem a beleza e o encantamento de algumas obras.
Da Vinci não foi o primeiro a pintar um retrato, nem Van Gogh o primeiro a pintar girassóis. Mas a forma como eles fizeram, a técnica e o talento, serviram para imortalizar cenas que ficariam banais nas mãos de outros pintores. E nos olhos de outros admiradores.
Por isso eu já acho normal quando vejo duas execuções diferentes em qualquer campo.
Esse primeiro clipe é da banda The Shins, para a música Phantom Limb.
The Shins é uma banda alternativa do Novo México, nos EUA. Tem uma base fiel de fãs, mas nem por isso conta com poder de mídia.
Aqui no Brasil, por exemplo, pouca gente ouviu os caras.
O segundo é da Snow Patrol. Uma banda que teve algumas músicas de relativo sucesso. Princialmente Open Your Eyes, que tocou bastante aqui no Brasil.
O clipe do Shins veio primeiro. E eu até gosto mais da música. Mas o do Snow Patrol tem algo a mais, que não é profundidade, nem acabamento. É só uma história. Bobinha até, só que foi contada do jeito certo.
Pra mim, é mais um caso de execução vencendo a antecipação.
Mas vejam bem, não acho que isso seja desculpa para usar qualquer coisa como referência. E nem que uma das bandas copiou a outra.
A comparação foi só pra provar a importância de construir uma coisa nos mínimos detalhes. Contar com talento, e com sorte.
Palestra com Renato Russo
E o cara é bem vivo. Trabalha no planejamento da agência Riot, uma das únicas brasileiras (duas) especializadas em mídias sociais. O bom e atual marketing viral.
A estrutura da Riot é bem simples: tem o Planejamento/Criação, que passa o dia inteiro olhando blogs, e a área de Relacionamento com Formadores de Opinião e Seeding, encarregada por vasculhar o Orkut, Face Book e semelhantes. Ah, também tem o atendimento.
E a função dos caras é dar consultoria às grandes agências de São Paulo, dizendo como as campanhas vão dar certo na Internet. É saber a diferença entre idéia boa e idéia que se propaga. Dependendo, eles atendem o cliente diretamente.
O Renato e os caras da Riot defendem a ideologia do Velcro. Que não tem nada a ver com mulheres se pegando...
Um velcro é feito por hooks (os ganchinhos) e loops (as alcinhas). Os hooks são o conteúdo interessante, relevante, que a pessoa vai achar muito a fuder. Já os loops ajudam na disseminação da ação, e são os amigos do orkut, do msn, o mailing, os blogs. Tem tudo a ver com aquela história de Alpha e Beta.
E pelo jeito, o velcro funciona. A Riot já tem no portifólio ações para Nokia, Mastercard, Chevrolet, Kibon...
Um exemplo é o desafio Fruttare, em que o comediante Rafinha Bastos aceita levar um estilo de vida 100% natural por 30 dias. São vários episódios e milhares de views.
Uma ação muito loka que eles desenvolveram é a do Nokia n95 CASEIRO. Eles criaram um hot site e pilharam os internautas a produzir em casa o celular da Nokia. E o mais a fuder é que centenas de malucos produziram seus N95 caseiros. O vídeo abaixo não tem nada de genial, mas mostra o grau de piração que a ação gerou.
O site da agência é www.riot.com.br.
O blog do Renato Russo é www.inventorama.nu.
Outro blog que ele revelou é o http://jovemnerd.ig.com.br/, que ganhou prêmio até fora do Brasil.
Mas o blog mais foda tu sabe qual é, né? Né? Confessa!
26.5.08
nAO SE APEGUE AS REGRAS
A regra é super simples: O ônibus tem 3 vagas livres e quem jogar melhor continua a viagem. Por exemplo, o AND1 chegou em Miami com os jogadores x, y e z. Lá eles jogam contra uma equipe de streetball local. Nessa partida eles avaliam o desempenho de x, y e z e quem for o pior deles dá a sua vaga para o melhor local do jogo.
É lei da sobrevivência, vacilou, vazou!
Esses caras são um fenômeno mundial! Já fizeram turnes pela América do Sul, Europa, Ásia e Oceania. Além de lotarem todos ginásios por ondem passam, a equipe do AND1 é sucesso absoluto na televisão sendo a principal fonte de audiência de alguns canais especializados em esporte.
Fico imaginado os primeiros passos do streetball, alguns malucos na rua treinando maneiras diferentes de driblar, enterrar, passar do que as vistas no basquete convencional. Eles certamente sofreram muito preconceito, muita gente botando pilha contra, coisas do tipo: "Pra quê treinar essa viagem? Vocês não sabem que não pode chutar a bola no basquete? Esqueçam, isso não serve pra nada!".
Assim como os fantásticos Globetrotters, os caras do AND1 estão colhendo os frutos que os "jogadores sem regras" plantaram no passado.
Então meu amigo, não se apegue as regras e já vá preparando seus ouvidos por que qualquer hora dessas vai ter um mané dizendo que basquete se joga com as mãos e não com os pés.
Desejo de miss.
25.5.08
Verdade nua e crua
É inabalável, incontestável. Implacável. Por onde passa, conquista.
Chega repentinamente e deixa todo mundo rendido. Forçado a dar o braço a torcer.
Nos transforma em reles fantoches. Faz a gente rir, chorar, impressiona, surpreende. Assusta. Mais que mudar o nosso jeito de pensar, pode mudar a nossa vida.
Foi o caso da mexicana Frida Kahlo. As verdades a fizeram sofrer e virar uma das maiores pintoras do século 20. Com a técnica da gravura, Frida retratou as grandes verdades da vida dela. E provou que a verdade dói. Como dói.
Aos 18, o bonde onde viajava chocou-se com um ônibus, e uma barra de ferro atravessou-a, entrando pela bacia e saindo pela vagina. Começou a pintar na cama, com a coluna quebrada.
Como se não bastasse, as sequelas do acidentes reduziram as possibilidades dela realizar seu maior sonho: ser mãe. Ela tentou e sofreu três abortos.
Ela teve uma grande paixão na vida: o renomado muralista Diego Rivera. Só que ele tinha muitas amantes e Frida não aceitava sua infidelidade. Era como ter uma faca cravada no peito.
Ou melhor, várias.
Depois de acidentes, abortos, traições e separações, frida pintou o quadro "Sem esperanças".
Seus quadros são sua biografia. Mostram o que realmente aconteceu na vida dela. O que ela não pode negar nem ignorar. O que era tão verdadeiro que causou dor física. E é impossível ficar indiferente à dor. É impossível ficar indiferente a uma traição. É impossível ficar indiferente à verdade nua e crua.
24.5.08
Não dá pra ter paciência com isso
Por quê fizeram isso com o Chaves?
Pra mim, o mais engraçado no Chaves sempre foi ver uns matulos de 30 anos agindo como se fossem crianças em um cenário que mais parece uma lata de lixo!
Fluorescent Adolescent II
Outra versão do som postado no feriado. Dessa vez, na voz de uma bela donzela. Kate Nash rlz.
Só faltou ela vestida e maquiada de palhaça também.
23.5.08
Blindness
O brasileiro Fernando Meirelles foi o responsável por adaptar a obra para o cinema. E parece ter feito um bom trabalho, tendo em vista a reação de Saramago depois da exibição no cine São Jorge, em Lisboa.
Acompanhe aqui um post do Update or Die com o vídeo e o texto de Meirelles sobre o que aconteceu.
E, se você não leu o livro, eu recomendo fazer isso antes de ver o filme.
O trailer dele tá uns dois posts abaixo.
Viva la Vida
Por exemplo:
A nova é com o Coldplay.
Sacaí:
de Cannes
Apesar de algumas críticas positivas dos franceses, várias pessoas abandonaram a sala quando foi mostrada uma cena de incesto.
No filmes, que conta a história de uma festa em homenagem a uma criança que
desapareceu há 20 anos, ainda tem um padre, uma mãe morta, e o Cara que Fez o Cazuza.
Sério mesmo, prefiro fazer parte do elenco de Blindness do que ver essa bagaça.
Pelada na noite
Claro que a proposta é que o spray sirva para marcação de traves, linhas, etc...não só para o futebol. Mas o uso real do spray nas ruas vai ficar mesmo por conta da imaginação do dono da lata.
Dica do nosso baiano Lirow.
22.5.08
Fluorescent Adolescent
Alberto Cerriteño
Alberto Cerriteño is a Mexican illustrator who has lived in America; Portland for nearly three years now. Strongly inspired by urban vinyl toys, alternative cartoons, and the pop surrealism movement, Alberto Cerriteño has developed his own very personal technique and style, having always present a delicate hints of traditional Mexican artistic influences in his management of rich textures and decorative patterns.
Vai lá e confere. É só clicar aqui.
21.5.08
Total Flexx
No vídeo, um cartola do Palmeiras, José Cyrillo Jr., afirmou, meio que sem querer, que o jogador do São Paulo, Richarlyson, seria homossexual. (Frase com recorde de vírgulas).
Ah, e no mesmo vídeo, o jornalista Milton Neves fala uma palavra completamente incompreensível, "zoonomia", algo assim.
Tá, mas isso não importa.
Daí que essa história toda criou um caos completo. Sobre se o Richarlyson seria ou não gay, e sobre se as outras pessoas teriam ou não o direito de saber disso.
Agora, aparentemente, ele não se importa mais.
Olha só a manchete da Folha:
Richarlyson visita clube GLS em São Paulo, diz assessoria
O nome do lugar?
Flexx.
Pra fechar, só falta o Ronaldômeno estar junto.
20.5.08
Gary Kasparov and the Flying Penis
Divirtam-se:
dica do nosso colaborador de três mamilos Lirow (grande Victor).
Scorsese filmando Hitchcock
A história é basicamente a seginte: Scorsese resolve filmar um roteiro de Hitchcock que nunca foi visto antes.
O que mais me impressiona é a forma elegante como entra a marca no vídeo, é natural, sem (muita) forçação de barra como comerciais comuns.
Cueca-Cuela
Parece uma promoção para aparecer nos filmes que a Coca vai fazer.
Eles até são divertidos, mas parece que faltou um pouco de esmero na execução.
É difícil coordenar e tocar direitinho.
Mas vê aí.
Viva la Vida or Death and All His Friends
O X&Y nem era ruim, o problema era que a voz do cara dava mais arrepios que riscar uma panela com um garfo.
Pro novo disco, que tem o nome inspirado em uma pintura de Frida Kahlo (aquela do bigode), eles chamaram um cara que já trabalhou com bandas como o U2: Brian Eno.
Segundo o baterista Will Champion, Eno é o responsável por desmistificar as idéias em cada música, e tornar cada uma um pouco mais acessível.
Se depender de Violet Hill, dá pra dizer que eles acertaram.
Ah, a tracklist tem os nomes mais legais dos últimos tempos. Inclusive tem uma música chamada 42. Será que tem algo a ver com o Guia do Mochileiro das Galáxias?
19.5.08
Clio 08
Mas são três os baguais, por assim dizer: Cannes, The One Show e o Clio Awards.
Cannes acontece em junho, o One Show foi agora há pouco (eu acho), e o Clio já saiu.
Dica indireta do Osama (Tonho Soletti).
Clique aqui para ver os vencedores do Clio Awards.
E o Gorilla ganhou Ouro!
Tributo a CM
Um dos maiores atrativos das transmissões televisivas ao vivo são as gafes e situações inesperadas que esse tipo de programa acaba proporcionando. O mais divertido nisso tudo é curtir as diferentes reações dos apresentadores, repórteres, comentaristas, protagonistas em geral desses acontecimentos bizarros, quando a casa cai.
Nesse sentido, a figura que mais se destacou nos últimos tempos é o narrador Global Cléber Machado. Discípulo de um movimento inaugurado por Galvão Bueno, o grande diferencial de CM para os demais “gafeiros” - como eu tomo a liberdade de classificar - , é que além dos micos ao vivo, ele ainda nos proporciona valiosíssimas reflexões que extrapolam o âmbito esportivo televisivo e mostram grande valor e aplicabilidade na vida como um todo. Ou não.
A seguir, alguns dos melhores momentos de CM ao vivo:
Reflexões do Machadão
CM e a produção II
e por fim, o grande momento da carreira de Cléber Machado, gênio:
16.5.08
CP+B+Bill
De certa forma, os caras resumem e colocam em prática tudo aquilo que parece ser sensato fazer em propaganda: o contrário dos outros.
Agora, eles tem um gigante nas mãos: a Microsoft.
A agência calcou todas suas grandes campanhas em situações de contra-cultura, atirando em um nicho específico de pessoas. Mesmo quando atendendo monstros como a VW ou o Google.
Quero ver agora como eles vão se virar.
Até porque a Apple nunca dá brecha para a Microsoft ter uma comunicação razoavelmente bacana.
Os filmes para o Zune são bastante duvidosos (principalmente se colocados lado a lado com os do iPod), e a série Mac vc PC anda meio desgastada, mas se tornou referência de fórmula de campanha.
Vai que os caras querem bater o Carlinhos Moreno e a Bom Bril.
Filme da TBWA\Media Arts Lab, Los Angeles.
Filme pro Zune. Agência sendo pesquisada.
Ah! valeu, Joninho pela dica da notícia.
Se Maomé não vai até a montanha
Ernst & Young, em Los Angeles.Le Pouce; em La Défense, Paris.
Autor: Cesar Baldaccini, 1965.
[Homem com bebês]; no Frogner Park, em Oslo, Noruega.
Autor: Gustav Vigeland, c.1926-33. Título não identificado.
Franz Kafka; no bairro judaico de Josefov, Praga, República Tcheca.
Autor: Jaroslav Rona, 2003.
[Tropeço];
Título, local, autoria e data não identificados.
VW - Fun Curves
Era uma vez.
http://oipanaca.blogspot.com
http://tchantito.blogspot.com
Atenção.
Não guardem esses endereços.
Eles não existem mais.
Eu (Rech), o Pinky (Daniel Mattos), o Gringo (Anselmo) e o Lucas (Lucas) estamos fundando esse novo endereço. Abrindo a casa. Cortando a fita. Inaugurando a venda.
A intenção é fazer do blog um lugar onde a gente possa despejar o monte de referências, publicitárias ou não, que passa por todo mundo. Todo o dia.
Além de, de vez em quando, textos mais longos com algumas reflexões sobre o que a gente curte. Ou não.
A idéia de fazer isso a oito mãos veio da constatação de que manter um blog sozinho é difícil demais.
Espero que a gente se divirta no processo.
E vocês também.